Instituto Superior Técnico

Direção Académica

Ciclos de Estudos

1º Ciclo, 2º Ciclo e Mestrados Integrados

O Técnico Lisboa tem uma oferta curricular variada na área das Engenharias e Arquitetura sustentada em investigação de referência e lecionada por docentes altamente qualificados. Todos os cursos de Licenciatura, Mestrados e cursos integrados foram preliminarmente acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A Área Académica e a Área Académica do Taguspark são as unidades da DA vocacionadas para a gestão de todos os assuntos académicos e de natureza administrativa referentes aos alunos dos cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas), 2º Ciclo (Mestrados) e de Mestrados Integrados (MI).

É nestes serviços que se procede à gestão e registo dos processos inerentes ao percurso académico dos alunos, desde a matrícula, às inscrições, à emissão de certidões e declarações diversas, à organização dos vários tipos de candidaturas, ao pagamento de propinas e outros emolumentos, assim como à gestão e acompanhamento dos requerimentos entregues, sem esquecer o registo e organização das dissertações de Mestrado.

Dispondo de instalações próprias nos dois campi do IST, estas unidades prestam um apoio mais próximo a todos os alunos. Para além do atendimento presencial, telefónico e por correio eletrónico, estes serviços disponibilizam através do Guia Académico do IST um conjunto de informações relevantes para os alunos e candidatos.

3º Ciclo

Ao nível do 3º ciclo de estudos (Programas Doutorais) a oferta formativa do IST assenta num conjunto diversificado de cursos nas áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia e Arquitetura lecionados por um corpo docente altamente qualificado e nas melhores práticas de investigação nacional e internacional. Alguns programas são desenvolvidos em parceria/associação com Escolas de referência internacional (MIT, CMU, UT Austin e EPFL) e por vezes conferentes de duplo grau.

O Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua (NPGFC) desenvolve as suas atividades no âmbito da gestão dos assuntos académicos dos Programas de 3º ciclo, nomeadamente os que conferem grau (Programas Doutorais) e não conferentes de grau académico (Diplomas de Estudos Avançados ) componente curricular dos Programas Doutorais; Diplomas de Formação Avançada e Cursos de Especialização. É nesta estrutura que são instruídos outros atos académicos conferentes de outros tipos de titulação nomeadamente, Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Provas de Agregação, Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras e Registo do Grau de Doutor obtido no estrangeiro. É ainda no NPGFC que se efetuam as matrículas, inscrições, emissão de certidões, entrega de documentação e pagamentos de propinas correspondentes à formação de 3º ciclo e cursos de especialização não conferentes de grau académico.